Ensino aprendizagem visando a Educação Integral

Neste blog irei falar sobre algumas ferramentas pedagógicas, que se bem planejadas, poderão ser eficazes no ensino-aprendizagem . Profª. Keila Cristina Mendonça

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Tópico 3 - A TV como ferramenta pedagógica


Há muito a Televisão assume um papel importante diante a sociedade, às vezes controverso, mas importante. Esse aparelho está presente em praticamente todas as casas das famílias brasileiras, ou seja, a TV está inserida num contexto comum a todos. Então, visto que esse meio de comunicação faz parte da realidade dos nossos alunos, surge um questionamento: Como usar a TV como ferramenta pedagógica em sala de aula?

A metodologia em sala de aula deve acontecer de maneira articulada com a criatividade por parte do educador. Esse deverá aperfeiçoar seu trabalho por incluir em seu planejamento a TV como fonte e não como suporte para conteúdo escolar. Assim, pode ser utilizada como recurso para a motivação dos alunos por ocasião de um novo conteúdo , para instigar a curiosidade para a pesquisa ou até para que conheçam novos cenários a serem estudados.

Segundo DORNELES, A televisão e o vídeo permitem a visualização de experimentos perigosos e improváveis de serem manipulados ou realizados em sala de aula, exemplificando: a aceleração de situações biológicas, aceleração de germinação, crescimento, desenvolvimento e morte de plantas, animais e outros, bem como, o manuseio de substâncias perigosas e outros. Demonstra assim, determinado assunto em sua totalidade ou sua interação com outras disciplinas.

A Revista Nova Escola alistou como devemos usar a TV na sala de aula e como Não usa-la, vale a pena conferir!
                  

Como USAR a TV em sala de aula 

Antes de ligar o aparelho lembre-se de:

1. Gravar o programa e selecionar as cenas que serão exibidas aos alunos, fazendo o recorte dentro dos seus objetivos;
2. Planejar as aulas propondo exercícios e atividades relacionadas ao vídeo;
3. Checar a qualidade da imagem e do som;
4. Parar a exibição sempre que necessário para comentários ou explicações;
5. Pedir para os alunos anotarem as cenas mais importantes, as falas e os detalhes mais marcantes;
6. Rever as cenas mais importantes;
7. Observar as reações do grupo para voltar aos pontos da exibição que a turma mais se deteve.

Como NÃO USAR a telinha em aula

A televisão pode virar embromação por:

1. Usar como tapa-buraco quando falta professor ou acontece algum contratempo;
2. Passar vídeo que não tenha relação com o conteúdo: as crianças percebem que essa é uma forma de camuflar a falta de planejamento;
3. Usar o recurso em todas as aulas e esquecer outras dinâmicas: o exagero diminui a eficiência e empobrece as atividades;
4. Criticar sistematicamente possíveis defeitos de informação ou estéticos: se eles existirem, desafie a turma a encontrá-los e a questioná-los.
 5. Assistir à televisão com os alunos sem discussão: qualquer assunto que venha da televisão deve ser integrado com o tema da aula.
Fonte de Pesquisa: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário